Um Lugar ao Pódio

Oscar de Ator Coadjuvante ou Protagonistas da Nossa Própria História?

Chegar a um consenso nessa questão tem gerado polêmica, uma vez que é fato: a Hotelaria nos Hospitais tem a função de manter tudo correndo na mais perfeita ordem para que a equipe de assistência e principalmente, o médico, tenham um desempenho impecável (leia esse artigo para entender melhor Oscar de Atores Coadjuvantes, por Mylaidy Spíndola).

No final da minha participação na Palestra sobre Planetree, ministrada pelo Dr. Michael Lepore durante o Pré Congresso Latino Americano de Hotelaria Hospitalar, concluí rebatendo esse dito consagrado pelo nosso querido professor e mentor da Hotelaria nos Hospitais, afirmando que segundo o Modelo Planetree, a Hotelaria pode ser considerada tão importante quanto à assistência em si e que então, deixamos de ser coadjuvantes.

A próxima rebatida desse comentário veio em forma de um smash (e ponto!) logo na manhã seguinte, quando durante seu solene discurso de abertura oficial do mesmo Congresso, o Ms. Marcelo Boeger reforçou sua teoria de que todos nós somos dos bastidores, nos comparando de maneira brilhante aos serviços ágeis e eficientes prestados pelos mecânicos que ficam de prontidão no Pit Stop em todas as corridas de Fórmula 1. Comparação que, aliás, traz novamente a associação entre serviços de apoio e segurança dos pacientes.

Concordo plenamente, mas cheguei à conclusão de que tudo pode ser uma questão de ponto de vista:

Pensando pela perspectiva do Marketing de Experiência, por exemplo, percebemos que nossa importância vai muito além do que imaginamos: somos diretamente responsáveis pela maneira com que os pacientes percebem e memorizam sua experiência de hospitalização (e lembrem-se, os pacientes estão escolhendo os hospitais com base em suas experiências).

Pela perspectiva do nosso dia a dia, podemos ser protagonistas da nossa própria história sempre que mostramos uma atitude que se torna exemplo. Somos protagonistas da nossa história quando fazemos o que é certo mesmo quando ninguém está vendo ou reconhecendo. Ganhamos o Oscar de Melhor Ator Principal quando o nosso trabalho faz com que outros descubram potenciais, brilhem e se auto realizem.

Podemos ser colocados no Pódio pela nossa equipe, pelos nossos colegas de trabalho e pelas pessoas que muitas vezes sentem-se tão invisíveis ao cliente final quanto nós (mas não são).

Somos levados ao Pódio todas as vezes que profissionais ousados, cheios de iniciativa e competência, preparam e organizam eventos nacionais e internacionais de Hotelaria Hospitalar; publicam livros mostrando nossa importância e unem forças criando e fazendo com que Sociedades Estaduais, Nacionais e Internacionais de Hotelaria Hospitalar tenham expressão e visibilidade.

Nós tomamos nosso lugar ao Pódio quando nossos resultados falam por nós.

Em homenagem ao nosso Coach e Piloto Pioneiro, Ms Marcelo Boeger e à todos os Protagonistas Anônimos, que lutam todos os dias em silêncio para que seu sucesso seja ver sua equipe e seus colegas de trabalho sendo premiados, segue um vídeo que ilustra a grandiosidade de uma experiência atrelada à um produto (ou serviço).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=g6USGPU1XWU&w=640&h=480]

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.