Sobre a Idealizadora Ana Augusta B. Salotti

Clique na foto para acessar o perfil de Ana Augusta no LinkedIn
Clique na foto para acessar o perfil de Ana Augusta no LinkedIn

Sou Ana Augusta Blumer Salotti, Brasileira, formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA em Gestão em Saúde pela UNIFESP e pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Idealizadora e principal colunista do site http://hotelariahospitalar.com/, criado em Setembro de 2010 e que deu origem a um canal de comunicação que combina o comprometimento e credibilidade de um site com o dinamismo, interatividade e descontração de um blog, totalmente dedicado à área de Hotelaria Hospitalar.

Pouco tempo depois, aliando a visibilidade do site à minha experiência profissional, nasceu a empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, constituída em Julho de 2012 com objetivo de anunciar fornecedores de produtos e serviços relacionados à área, bem como prestar serviços de treinamento, implantação ou reestruturação da Hotelaria nos Hospitais, especialmente para acreditação ONA e/ou humanização hospitalar.

About me: read my recommendation letter

Cartas de Recomendação:

Entrevistas Concedidas:

Citação em Livros e Entrevista:

Docente:

  • Desde 2012 do Módulo de Hotelaria Hospitalar e Humanização, nos cursos de Pós Graduação em Arquitetura Hospitalar pelo INBEC.

Palestras ministradas:

  • I Evento Hotelaria Hospitalar, Humanização e Qualidade: “Humanização X Resultados”, 07 de Maio de 2015, Hospital Moriah, São Paulo SP (com transmissão online simultânea)
  • III Simpósio de Hotelaria Hospitalar de Minas Gerais: “Ferramenta Online como Inovação em Treinamento”, 18 de Setembro 2014, Belo Horizonte MG.
  • Workshop Gestão de Enxoval com Foco Estratégico: “Gestão Estratégica de Pessoas”, São Paulo, 17 de Setembro 2014
  • CONSAUDE MS 2014: “Tendências em Hotelaria Hospitalar: da Teoria às Melhores Práticas“, Campo Grande MS, 29 de Agosto 2014
  • VI CBDEH: “Análise das Contribuições do Modelo de Gestão Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, Florianópolis SC, 28 de Agosto 2014
  • I Fórum de Hotelaria Hospitalar do Maranhão: “Tendências em Hotelaria Hospitalar e Humanização” Maranhão, 18 de Julho de 2014;
  • Meu Time Campeão na Copa: “Apresentação Pessoal, Postura e Ética”, Treinamento Online HotelariaHospitalar.com, Junho 2014
  • Meu Time Campeão na Copa: “Excelência e Humanização em Atendimento”, em participação com Mylaidy Santiago, Treinamento Online HotelariaHospitalar.com, Junho 2014
  • Hotelaria Hospitalar com Foco Estratégico parte 1: “Case Gerenciamento de Enxoval Passo a Passo, Resultados e Economia”, Evento Online HotelariaHospitalar.com, Março 2014
  • II Simpósio de Hotelaria Hospitalar de Minas Gerais: Planetree: Humanização por Outra Perspectiva, em Belo Horizonte MG, Setembro de 2013.
  • Simpósio Internacional Moacyr Álvaro: Planetree”, São Paulo SP, Março de 2012.
  • I SINAEH – I Simpósio Internacional Albert Einstein de Hotelaria: “Planetree, A Arte do Cuidar” participação na palestra ministrada por Michael Lepore, Phd, Diretor de Qualidade, Pesquisa e Avaliação do Planetree, à convite do mesmo. São Paulo SP, Agosto de 2011.

.

Como tudo começou…

A ideia do site surgiu da necessidade de quebrar barreiras e paradigmas, mostrando que a importância da área vai muito além de manter as instituições de saúde à frente da concorrência. Ter um bom serviço de hotelaria implantado, em sua essência, promove benefícios tanto para os pacientes, quanto para a saúde interna e financeira das organizações como consequência.

Renaissance SP

Logo nos primeiros dias de aula do Curso de Tecnologia em Hotelaria pelo SENAC Águas de São Pedro, descobri uma grande identificação com a área e, estagiando no Renaissance São Paulo Hotel – Marriott, aprendi que encantar e superar as expectativas dos clientes é possível e extremamente gratificante.

Fórum de Profissões Porto Seguro

Pude também alertar alunos do colégio onde estudei para as oportunidades geradas pelo segmento hoteleiro e orientar qual é o perfil do profissional de hospitalidade, contando minha experiência pessoal inicialmente e palestrando logo no ano seguinte no Fórum de Profissões.

Após ser apresentada ao termo “Hotelaria Hospitalar” e compreender a forte tendência que impulsiona a profissão, fui orientada a cursar o MBA em Gestão em Saúde na Universidade Paulista de Medicina, onde também conheci o modelo Gestão Planetree.

Treinamento Internacional

Assim que terminei o MBA, passei por um importante período de amadurecimento e desenvolvolvimento de habilidades em comunicação, liderança e auto motivação ao aceitar o desafio de dedicar-me à um negócio próprio baseado em Marketing de Rede. Participei de muitos treinamentos, mas o maior deles foi em Atlanta, comemorando o aniversário de 25 anos da empresa e podendo trocar experiências com empresários de mais de 30 diferentes culturas, compartilhando a mesma missão, visão e valores.

Trabalho Voluntário: Jovem Nota 10

Durante essa experiência, tive flexibilidade de tempo para investir em trabalhos sociais educacionais tendo desempenhado a função de professora voluntária de inglês e hotelaria; também fui responsável pelo desenvolvimento do projeto regionalmente, captando e liderando uma equipe de professores, voluntários e patrocinadores; atraindo alunos com estratégias de divulgação nas escolas e nas ruas; criando eventos culturais e educacionais, além de estabelecer parcerias com instituições de ensino para palestras, oficinas, cursos rápidos e obtenção de benefícios, como bolsas de estudo ou descontos. No início de 2010, coordenei o trabalho no estado de São Paulo, atuando com o objetivo de multiplicar as ações realizadas para líderes regionais voluntários, com o objetivo de gerar valorização e empregabilidade aos jovens.

Ao decidir retornar à área de hotelaria hospitalar, iniciei o curso de pós graduação em Hotelaria Hospitalar no Hospital Albert Einstein, durante o qual tive a oportunidade de realizar um estágio resultante da vivência total de 60 horas em todos os departamentos relacionados à área, tendo conhecido e acompanhado processos, rotinas administrativas e participado das atividades desempenhadas em alguns setores.

Como conclusão do mesmo, redigi um relatório analisando a experiência por meio de visão sistêmica da abordagem dos pontos fortes e fracos e sugestão de melhorias.

Assim que terminaram as aulas do curso de pós graduação, fui contratada pela Brasanitas para ser Supervisora Operacional no Hospital Israelita Albert Einstein.

Iniciei o desenvolvimento do trabalho coordenando uma equipe de 33 funcionários. Após um mês, passei a coordenar 79 funcionários (entre encarregadas e auxiliares de limpeza) com o objetivo de garantir que o serviço prestado estivesse dentro dos padrões previstos e exigidos pelo contrato de terceirização.

Fui referência de contato entre empresa e clientes, ouvindo, acatando e definindo planos de ação (PDCA) para atender às solicitações realizadas. Promovi treinamentos comportamentais periódicos com o objetivo de aumentar o nível de comprometimento e cooperação entre os colaboradores e ainda contribuir para o aumento da produtividade, diminuição no índice de absenteísmo e turnover dos mesmos.

Também realizei treinamentos para conscientização da equipe sobre o que são acreditações e preparação dos mesmos para as auditorias da Joint Commission, ISO (9001 e Gestão Ambiental), OHSAS e Planetree, que ocorreram em Março de 2011.

UnimedAmericanaDe Abril 2011 a Abril 2013, coordenei a Hotelaria Hospitalar dos Hospitais da Unimed de Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa (interior de São Paulo). Com foco na Certificação ONA (e tendo conquistado Certificado de Acreditação), fui responsável por avaliar, reestruturar e manter o bom desenvolvimento das áreas que correspondem aos serviços de apoio à assistência em saúde dos Hospitais de Americana e Santa Bárbara, bem como das 7 unidades de laboratórios na região.

Eram da minha responsabilidade: higiene; rouparia (gerenciamento de contrato com lavanderia e gerenciamento de enxoval); gerenciamento de resíduos; controle de pragas; jardinagem; ambientação; sinalização visual; voluntariado; coordenação da comissão de gerenciamento de leitos e iniciativas relacionadas à hospitalidade. Respondia diretamente para a Superintendência.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

Comentários

    1. Olá Professora, que prazer e honra receber sua visita!

      As palestras que estamos divulgando no momento são online. Assista nossa palestra aberta para entender como o sistema funciona, clique aqui.

      Espero vê-la online! =D
      Um grande abraço!

  1. Bom dia
    Gostaria de saber se tem o curso completo a distancia de hotelaria hospitalar. Se sim, qual o valor e como é aplicado?
    Aguardo retorno breve

    Att

    1. Olá Noemia,

      Obrigada pela visita e interesse em nossos cursos.

      Estamos enviando para o seu e-mail a lista completa com os cursos, palestras e treinamentos online que temos disponíveis.
      Para os valores, consulte sempre nessa página, estaremos com um valor diferenciado até o final de Dezembro/16, estendendo a promoção de aniversário.

      Todo conteúdo pode ser acessado individualmente em dias e horários pré agendados para transmissão, ou se você fizer parte do Clube VIP, terá acesso livre ao conteúdo para assistir quando, onde e quantas vezes quiser, inclusive para transmitir para sua equipe, pelo período de 7 meses.

      Qualquer dúvida permanecemos à disposição.
      Abraço,

  2. boa tarde, trabalho no ramo hospitalar, gostaria de sugerir um grupo de watssap hotelaria hospitalar BRASIL, dessa forma poderíamos trocar ideias, experiencias e informações para aprendizados e desenvolvimentos.