Série Gerenciamento de Enxoval

enxoval hospitalarUma área da Hotelaria Hospitalar que representa um grande desafio para muitos gestores, é o gerenciamento de enxoval.

É exatamente nessas horas que conseguimos reconhecer o quanto nosso trabalho é importante: se há falta de campos cirúrgicos, uniformes privativos, lençóis, toalhas ou qualquer peça que seja, o centro cirúrgico pára, as internações são interrompidas, a assistência ao paciente não pode ser prestada.

Sem enxoval não existem meios do hospital funcionar.

Sabemos que mesmo que haja um controle rigoroso de todo o processo (desde o recebimento das peças limpas, conferência, distribuição até o envio novamente para a lavanderia), a sensação de “onde foi parar meu enxoval pode ser constante e uma dura realidade que assombra até os profissionais mais qualificados.

Tão frequente quanto esse pensamento, é a associação do “sumiço” das peças à evasão de enxoval*.

Mas nem tudo é culpa do “fantasma da evasão”.

Caso você seja assombrado por ele, é hora de parar de se desesperar e analisar criticamente os pontos que podem incidir na tão temida falta de enxoval.

Pensando nisso, estamos iniciando uma série para tratarmos dos variados assuntos que cercam o tema, desde os mais operacionais até os mais estratégicos.

ClubeVIP_HeaderComo existe pouca literatura disponível à respeito, estarei transmitindo experiências práticas e mostrando resultados que funcionaram, como essa aqui por exemplo.

Esperamos que as dicas e orientações descritas aqui, ajudem à todos que passam por esse desafio.

Aproveitem para deixar suas expectativas, dúvidas e sugestões em comentários.

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.

 

Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.