Resultados em Gestão de Enxoval: Case dos Leitores Hotelaria Hospitalar

Segue o nosso 1º Case do Leitor, que vem como resposta ao nosso pedido de ajuda! Acompanhe aqui: Hotelaria Hospitalar Pedindo Ajuda

A Denise Franco Coletti é Coordenadora de Hotelaria Hospitalar em uma instituição no interior de São Paulo.

Ela conta de maneira bem descontraída, como foi o processo de adequação para reduzir os índices de evasão de enxoval hospitalar e aproveita para contar como o site hotelariahospitalar.com a ajudou nessa jornada rumo à melhorias constantes.

Agradecemos a contribuição da Denise e esperamos que o exemplo dela ajude a dar novas idéias e novo fôlego para aqueles que enfrentam os mesmos desafios em sua realidade.

Aproveitem!

GERENCIAMENTO DE ENXOVAL: UM TRABALHO DE EQUIPE X PERSISTENCIA

         Quando ouvi falar pela primeira vez em Gerenciamento de Enxoval fiquei muito curiosa, pois sempre fui apaixonada por este segmento da Hotelaria que cuida do enxoval como um todo. Minha formação foi para trabalhar em Hotéis, porém sempre atuei na área da saúde e com um olhar sempre diferenciado. Quando me dei conta já estava envolvida com a área de hotelaria hospitalar, que segundo TARABOULSI, é uma tendência que veio para livrar os hospitais da “cara de hospital” e que traz a sua essência uma proposta de adaptação à nova realidade do mercado, modificando e introduzindo novos processos, serviços e condutas.

Gosto muito desta palavra Gerenciamento, pois entendo que quando temos gerenciamento de algo é porque temos o controle e controle é o que temos que ter quando falamos de enxoval hospitalar.

Também gosto muito da frase que a Ana Augusta que diz “Fazer mais com menos agregando qualidade, é função de um bom trabalho de gestão”

O site Hotelaria Hospitalar abriu para mim um leque de informações, adquiri muito conhecimento e me sinto muito acolhida e orgulhosa de fazer parte de um grupo onde tantas pessoas de nomes importantes para nós da hotelaria hospitalar nos fala com tanta clareza, trocando informações.

Então depois de alguns cursos e palestras no site hotelaria hospitalar, comecei a implantar o meu conhecimento no hospital onde trabalho há 5 anos. Costumo dizer que o nosso trabalho de gestor do setor da rouparia hospitalar é um trabalho de formiguinha, pois comecei a plantar a primeira semente quando entrei na empresa, adequando primeiramente o próprio setor, mostrando e ensinando para cada um dos nossos colaboradores que compunham a rouparia a importância do conhecimento sobre todo o enxoval peça por peça, dando início ao nosso case sobre Gerenciamento de Enxoval.

No início, procurei identificar as causas da má utilização das peças antes de declarar guerra com os profissionais da enfermagem, pois afinal de contas eles são os nossos clientes. E o que fazemos com os nossos clientes? Tentamos entender as suas necessidades, sua rotina e trabalhar para atendê-las.

Em seguida, montei um treinamento e apresentei para toda equipe da enfermagem e higiene: treinamento baseado no curso que fiz com a Ana Augusta e com a Diva Miranda Teixeira sobre Gerenciamento de Enxoval. A partir destes treinamentos (dei continuidade com a Educação Continuada) só venho colhendo frutos, pois entendo que a partir do momento em que as pessoas passam a entender o seu processo elas começam a dar  mais valor, no nosso caso, valor em cada peça de enxoval.

Como resultado desses treinamentos constantes, houve uma mudança de comportamento muito grande em toda a equipe de hotelaria e também na enfermagem.

Foto Cedida pela Autora Denise Coletti

Ao identificar as causas da má utilização e implantar as melhorias, trabalhamos novamente com treinamentos e conscientização dos impactos financeiros da utilização adequada.

Com todo esse trabalho de Gestão venho conseguindo desde 2016 reduzir e manter a taxa de evasão que menor do que 2%, realizando inventários a cada 2 meses.

Finalizo agradecendo a oportunidade de poder dividir um pouco do meu trabalho e o sucesso que tenho alcançado, e isso só está sendo possível graças ao site mais acolhedor da área de saúde: HotelariaHospitalar.com 😉

Denise Franco da Silva Coletti

  • Graduada em Turismo e Hotelaria
  • Especialização em Licenciatura
  • Atuando na área da saúde a mais de 10 anos
  • Atualmente trabalho em um hospital de médio porte na Hotelaria

 

Uma das palestras online que a Denise assistiu foi essa: Case Gerenciamento de Enxoval Passo a Passo.

Inspirados por esse case, estamos abrindo uma transmissão especial dessa palestra, que inclui como um bônus a aula “Como Realizar um Inventário de Enxoval” (aula exclusiva para membros do Clube VIP).

E mais: todos os inscritos para o curso online de Gerenciamento de Leitos, poderão participar dessas duas aulas por menos da metade do preço.

Clique aqui e saiba mais.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

Comentários