Planejamento, Gestão e Logística do Enxoval Hospitalar: Artigo Científico

PLANEJAMENTO, GESTÃO E LOGÍSTICA DO ENXOVAL HOSPITALAR

JANAÍNA REIS

RESUMO

A finalidade deste estudo foi demonstrar os benefícios da gestão do enxoval no âmbito hospitalar, os aspectos e desafios do planejamento e logística do mesmo, bem como refletir sobre a importância da profissionalização da gestão hoteleira hospitalar. Caracterizou-se essa pesquisa como estudo de caso, exploratório e descritivo com aplicação de questionário.

Propondo-se coletar os dados por meio de e-mail e redes sociais dos profissionais ligados à Associação Nacional de Hotelaria Hospitalar. A abrangência da amostra constitui-se de 14 instituições hospitalares sendo sua maioria de grande porte, apresentando mais de 151 leitos operacionais, localizadas nas regiões: nordeste, sudeste, centro-oeste e sul do Brasil. As principais variáveis consideradas foram a realização do inventário do enxoval, controle de evasão, durabilidade do enxoval, custo e periodicidade da compra do enxoval bem como: planejamento, programação, implementa e controla o fluxo de armazenamento eficiente e econômico deste artigo.

As instituições hospitalares que obtiveram o resultado satisfatório na esfera financeira, maior durabilidade do enxoval e melhor organização de compra e diluição dos custo com a aquisição e reposição do enxoval foram as mesmas que utilizaram as ferramentas da logística em sua totalidade, avaliando todos os indicadores.

Por sinal, as instituições que não utilizaram as ferramentas em sua totalidade gastaram mais recursos financeiros com a reposição do enxoval e obtiveram menor vida útil deste artigo. Existiram ainda, outras instituições que não realizaram a medida de durabilidade do enxoval, ressalvo que este fato foi alarmante, pois não se tem dado fidedigno para realização de controle.

Logo, com as ações de controle e medidas feitas pela maioria dos gestores pôde-se garantir que o processo da cadeia cliente/fornecedor esteja sendo desempenhada de forma equilibrada e aconteça com qualidade. E por fim sugere-se a mudança de comportamento dos gestores que não mediram todas as variáveis do estudo, afim de promover uma gestão uniforme e mais eficiente trazendo benefícios econômicos e de qualidade para os hospital.

Palavras-chave: Planejamento, Logística, Enxoval Hospitalar.

Faça download do artigo completo clicando no título abaixo:

ARTIGO CIENTÍFICO GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR

Sobre a Autora:

Foto JanaínaJanaína Reis,

Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa-MG, Pós-Graduada em Gestão e Logística Hospitalar pela Universidade Cândido Mendes Rio de Janeiro-RJ, Coordenadora do Serviço de Higiene e Processamento de Roupas do Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora-MG e atua como Consultora em Lavanderias Comerciais e Hospitalares.

A Janaína Reis é uma leitora do site! Contribua também com suas experiências, artigos e comentários publicando direto aqui no site, ou enviando para contato@hotelariahospitalar.com

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

Comentários

  1. Estou num processo em organizar o enxoval do hospital. Durabilidade do enxoval haja visto que não temos enxoval para repouso, evasão, dificuldade em fazer o inventario do enxoval do hospital. Poderiam me orientar?.