Organograma de Hotelaria Hospitalar

Organograma Hotelaria Hospitalar

Recebi um comentário perguntando sobre Organograma de Hotelaria Hospitalar.

Não existe uma receita pronta para um organograma de hotelaria, acredito que toda estrutura da área dependem:

  • do porte do hospital;
  • da visão da instituição, que acabará determinando a importância e a quantidade de responsabilidades da área e
  • da disponibilidade de investimento/recursos.

Segue portanto, apenas um exemplo baseado na minha experiência pessoal para ilustrar quais áreas podem fazer parte do cluster de Hotelaria no seu hospital:

Organograma Hotelaria Hospitalar

Para esclarecer melhor esse e outros aspectos da implantação de Hotelaria em um hospital, recomendo a leitura do livro “Hotelaria Hospitalar, Gestão em Hospitalidade e Humanização” do Ms. Marcelo Boeger.

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.

 

Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.

Compartilhe

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

17 thoughts on “Organograma de Hotelaria Hospitalar

  1. Prezada Ana,
    sou formada em Adm. Hoteleira pela FAAP. Adorei o blog, muito bom conhecer um pouco mais do segmento da Hotelaria Hospitalar, já que o tema foi pouquissimas vezes abordado na faculdade. Estou pensando em fazer a pós pelo Senac, mas tenho receio do curso deixar a desejar. É possível atuar na àrea sem uma pós? Para conhecer melhor e ter certeza de minha escolha?
    Muito obrigada pela sua atenção desde já.
    Camila.

    1. Boa tarde, Camila!

      É possível sim entrar na área sem ter concluído uma pós, no entanto, duvido que o SENAC coloque em risco seu nome e credibilidade criando um curso que “deixe a desejar”, como você questionou em seu comentário.

      Acredito que sua dúvida nem seja com relação à pós, mas com a indecisão de que rumo tomar na sua carreira, estou certa?

      Nesse caso, recomendo que você procure profissionais da área e faça uma visita para conhecer como é o trabalho, a rotina, quais são as dificuldades e oportunidades. Outra dica interessante seria participar de um Congresso para inteirar-se dos assuntos e entender melhor do que consiste esse trabalho, tão diferente da Hotelaria convencional. Só então, você terá subsídios para tomar uma decisão com os pés no chão. E claro, decidindo por essa área, o caminho da especialização é inevitável.

      Precisando me visitar no hospital em que trabalho, as portas estão abertas.

  2. Prezada Sra Ana Augusta
    Estou primariamente visitando o seu blog, onde encontrei um arsenal enorme de dados que procurava´.
    Sou medica, Cirurgia Plastica, na cidade de Sorocaba,Sao Paulo, e estou terminando a Pos Graduacao em Gestao em Saude, pela Fundace.
    Escolhi o tema Hotelaria Hospitalar, dentro de temas de Gestao em Qualidade, por que em Sorocaba, estamos em deficit de olhares para tal area.
    Terei muito prazer em conhecer os seus trabalhos , visto ter visto seus comentarios, e alusao a Ms. Marcelo Boerger, com quem tive o prazer de ter tido uma aula apaixonante.
    Parabens!!
    Abracos,
    Valdiza Casagrande

    1. Olá Doutora!

      Seja bem vinda ao blog! Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo, gostaria de lembrar que o espaço está aberto tanto para sugestões quanto para quem tiver algo que queira publicar.

      Parabéns pela escolha do tema, hotelaria e qualidade são grandes tendências na área da saúde.

      Estamos sempre à disposição! Mantenha-se conectada, é um prazer receber sua visita e comentários!

      Abraços!

  3. Querida Sra Ana,

    Acho que já posso te chamar de querida, uma vez que devorei o seu blog em uma semana, e cada vez que leio fico mais maravilhada com o fantástico mundo da Hotelaria Hospitalar. Sou formada em Hotelaria e estou com uma dúvida imensa se faço primeiro pós em Hotelaria Hospitalar ou faço Gestão de Saúde. Já olhei e re-olhei as matérias e não consigo me decidir, estou muito ansiosa para começar a trabalhar na área, mas não gostaria de começar crua, com informações somente de livros e sites.
    O que você me indicaria?

    Obrigada,

    Bianca Mora

  4. ESTOU ENCANTADA COM SEU BLOG, E PASSEI PARA PARABENIZAR. ESTOU FAZENDO HOTELARIA E FIQUEI SURPREZA COM TANTA INFORMAÇÃO E NESSE SEMESTRE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE HOTELARIA HOSPITALAR E SIMPLESMENTE ESTOU APAIXANADA E ENCANTADA .

    GRATA

  5. Prezada Sra. Ana,

    Tenho o curso de Técnico em Administração Hoteleira e trabalho há 22 anos na área e gostaria de trabalhar na área de hotelaria hospitala, mas estou meio perdido.Como não tenho nível superior apenas sou técnico, apesar de ser muito bom no que faço e conhecer todos os setores de um hotel e também um blog, se a senhora pudesse me indicar algum curso que eu possa fazer nessa área e hospitais que posso enviar currículo.Moro em Brasília.

  6. Ana
    Parabéns pelo blog. Gostaria de saber como posso divulgar o modelo do meu lençol hospitalar. Não sou do ramo, ou da área, mas acabei me envolvendo com detalhes que eu nem sonhava existirem. Adoro desafios e vou adotar seus conselhos literários. Não gosto de me reunir com os interessados responsáveis pela hotelaria hospitalar totalmente leiga no assunto. Adorei sua indicação.

    1. Fico muito feliz em saber que você gostou, Maria Cristina!

      Estarei entrando em contato amanhã por e-mail para explicar os detalhes da divulgação.

      Quer outra indicação? Inscreva-se na Jornada de Hotelaria Hospitalar para conhecer melhor sobre a área, fazer contatos e conhecer profissionais de diversos hospitais.

      Abraços.

  7. Prezada Sra Ana Augusta,
    Estou encantada com o seu blog, estou trabalhando em um hospital onde sou coordenadora da hotelaria aqui em Cuiabá, onde a hotelaria foi emplantanda alguns anos, eu sou formada em administrãção hospitalar onde é visto muito pouco sobre a parte de hotelaria, e em seu blog eu pude tirar as minhas duvidas e ter um melher entendimento dessa area, obrigada pela rica informações.

    1. Boa noite, Roseli!

      Fico muito feliz com a sua visita e comentário!

      Saiba que o espaço está aberto para dividir suas experiências também! Sinta-se em casa, esse blog é de todos nós!

      Um grande abraço!

      Ana

  8. Olá d. Ana Boa noite!
    gostaria de sua opinião a respeito de onde fazer um curso de gestão de hotelaria hospitalar a nível tecnológico. Trabalho na área e gostaria de me aperfeiçoar e me capacitar na área. Ja procurei muito na internet e só acho cursos virtuais, gostaria de fazer presencial. Moro no Rio de Janeiro.

  9. boa tarde o meu nome e faiza sema e sou de mocambique, estou a estudar turismo, gestao de empresas turisticas e ja estou no fim do meu curso, e estou a escrever a minha monografia que fala sobre a hotelaria hospitalar e gostaria de ter a vossa ajudo com livros em pdf ou ebooks.

    obrigada por tudo aguardo resposta

  10. Bom dia Ana,
    Eu trabalhava como servente de higienização hospitalar em um grande hospital em minha cidade,fui convidada a trabalhar em um outro hospital que foi aberto recentemente e me vi perdida por não saber sobre hotelaria hospitalar na parte de rouparia.Nesse caso Gestão Hospitalar(curso) me ajudaria?Preciso saber como estimar quantidade de enxoval comprar para 16 leitos,gerenciamento geral nessa parte ou preciso mesmo do curso de hotelaria>

    1. Olá Ana Flávia!

      Você não é a única a sentir-se assim, fique tranquila.

      Estudar e se especializar é sempre excelente e agrega bastante. Mas no seu caso, recomendo que procure também conteúdo mais específico para sua necessidade.

      Aqui no site disponibilizamos acesso à uma gravação de palestra sobre o passo a passo de uma reestruturação que fiz na parte de gerenciamento de enxoval de um hospital privado de médio porte (150 leitos). Com certeza esse case vai te ajudar bastante. Você pode solicitar acesso à gravação por esse link, e ela fica disponível para ser assistida quantas vezes você quiser até um determinado período: http://siscri.hotelariahospitalar.com/inscricoes/gravacao-gerenciamento-de-enxoval-case-passo-a-passo.html

      Teremos também em Agosto, uma palestra voltada para Governança, abordando qualidade (indicadores de gestão) e humanização. Veja maiores informações aqui, é o evento 4: http://www.hotelariahospitalar.com/eventos-online

      Também temos aqui alguns textos relevantes:
      Sobre dimensionamento: http://www.hotelariahospitalar.com/enxoval-hospitalar-dimensionamento

      Passo a Passo http://www.hotelariahospitalar.com/gerenciamento-de-enxoval-passo-a-passo

      Sobre falta de recursos: http://www.hotelariahospitalar.com/falta-de-recursos-haja-criatividade

      Agradeço muito por sua visita e comentário, fico feliz em poder ajudar!

  11. Quero parabenizar vc Ana e equipe pelo evento de ontem no Hospital Moriah.
    Muito bom participar ouvindo grandes mestres da arquitetura hospitalar.
    Adorei!

    1. Olá Newma!

      Fiquei muito feliz com sua presença em nosso evento e comentário!

      Será muito bem vinda nos próximos também!

      Um grande abraço, foi um prazer te conhecer!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

captcha service