Organograma de Hotelaria Hospitalar

Recebi um comentário perguntando sobre Organograma de Hotelaria Hospitalar.

Não existe uma receita pronta para um organograma de hotelaria, acredito que toda estrutura da área dependem:

  • do porte do hospital;
  • da visão da instituição, que acabará determinando a importância e a quantidade de responsabilidades da área e
  • da disponibilidade de investimento/recursos.

Segue portanto, apenas um exemplo baseado na minha experiência pessoal para ilustrar quais áreas podem fazer parte do cluster de Hotelaria no seu hospital:

Organograma Hotelaria Hospitalar

Para esclarecer melhor esse e outros aspectos da implantação de Hotelaria em um hospital, recomendo a leitura do livro “Hotelaria Hospitalar, Gestão em Hospitalidade e Humanização” do Ms. Marcelo Boeger.

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.

Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.


Posts relacionados

->O que é Hotelaria Hospitalar II
->Hotelaria Hospitalar, da série “Manuais de Especialização”
->Hotelaria Superficial
->Hotelaria ou Enfermagem?
->Análise das Contribuições do Modelo de Gestão Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar: RESUMO
->U2, Mary J. Blige e a Hotelaria nos Hospitais

11 Comentários

  1. Camila disse:

    Prezada Ana,
    sou formada em Adm. Hoteleira pela FAAP. Adorei o blog, muito bom conhecer um pouco mais do segmento da Hotelaria Hospitalar, já que o tema foi pouquissimas vezes abordado na faculdade. Estou pensando em fazer a pós pelo Senac, mas tenho receio do curso deixar a desejar. É possível atuar na àrea sem uma pós? Para conhecer melhor e ter certeza de minha escolha?
    Muito obrigada pela sua atenção desde já.
    Camila.

    • Ana Augusta disse:

      Boa tarde, Camila!

      É possível sim entrar na área sem ter concluído uma pós, no entanto, duvido que o SENAC coloque em risco seu nome e credibilidade criando um curso que “deixe a desejar”, como você questionou em seu comentário.

      Acredito que sua dúvida nem seja com relação à pós, mas com a indecisão de que rumo tomar na sua carreira, estou certa?

      Nesse caso, recomendo que você procure profissionais da área e faça uma visita para conhecer como é o trabalho, a rotina, quais são as dificuldades e oportunidades. Outra dica interessante seria participar de um Congresso para inteirar-se dos assuntos e entender melhor do que consiste esse trabalho, tão diferente da Hotelaria convencional. Só então, você terá subsídios para tomar uma decisão com os pés no chão. E claro, decidindo por essa área, o caminho da especialização é inevitável.

      Precisando me visitar no hospital em que trabalho, as portas estão abertas.

  2. valdiza disse:

    Prezada Sra Ana Augusta
    Estou primariamente visitando o seu blog, onde encontrei um arsenal enorme de dados que procurava´.
    Sou medica, Cirurgia Plastica, na cidade de Sorocaba,Sao Paulo, e estou terminando a Pos Graduacao em Gestao em Saude, pela Fundace.
    Escolhi o tema Hotelaria Hospitalar, dentro de temas de Gestao em Qualidade, por que em Sorocaba, estamos em deficit de olhares para tal area.
    Terei muito prazer em conhecer os seus trabalhos , visto ter visto seus comentarios, e alusao a Ms. Marcelo Boerger, com quem tive o prazer de ter tido uma aula apaixonante.
    Parabens!!
    Abracos,
    Valdiza Casagrande

    • Ana Augusta disse:

      Olá Doutora!

      Seja bem vinda ao blog! Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo, gostaria de lembrar que o espaço está aberto tanto para sugestões quanto para quem tiver algo que queira publicar.

      Parabéns pela escolha do tema, hotelaria e qualidade são grandes tendências na área da saúde.

      Estamos sempre à disposição! Mantenha-se conectada, é um prazer receber sua visita e comentários!

      Abraços!

  3. Bianca Mora disse:

    Querida Sra Ana,

    Acho que já posso te chamar de querida, uma vez que devorei o seu blog em uma semana, e cada vez que leio fico mais maravilhada com o fantástico mundo da Hotelaria Hospitalar. Sou formada em Hotelaria e estou com uma dúvida imensa se faço primeiro pós em Hotelaria Hospitalar ou faço Gestão de Saúde. Já olhei e re-olhei as matérias e não consigo me decidir, estou muito ansiosa para começar a trabalhar na área, mas não gostaria de começar crua, com informações somente de livros e sites.
    O que você me indicaria?

    Obrigada,

    Bianca Mora

  4. vanessa gomes do nascimento disse:

    ESTOU ENCANTADA COM SEU BLOG, E PASSEI PARA PARABENIZAR. ESTOU FAZENDO HOTELARIA E FIQUEI SURPREZA COM TANTA INFORMAÇÃO E NESSE SEMESTRE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE HOTELARIA HOSPITALAR E SIMPLESMENTE ESTOU APAIXANADA E ENCANTADA .

    GRATA

  5. Prezada Sra. Ana,

    Tenho o curso de Técnico em Administração Hoteleira e trabalho há 22 anos na área e gostaria de trabalhar na área de hotelaria hospitala, mas estou meio perdido.Como não tenho nível superior apenas sou técnico, apesar de ser muito bom no que faço e conhecer todos os setores de um hotel e também um blog, se a senhora pudesse me indicar algum curso que eu possa fazer nessa área e hospitais que posso enviar currículo.Moro em Brasília.

  6. Maria Cristina Celestino disse:

    Ana
    Parabéns pelo blog. Gostaria de saber como posso divulgar o modelo do meu lençol hospitalar. Não sou do ramo, ou da área, mas acabei me envolvendo com detalhes que eu nem sonhava existirem. Adoro desafios e vou adotar seus conselhos literários. Não gosto de me reunir com os interessados responsáveis pela hotelaria hospitalar totalmente leiga no assunto. Adorei sua indicação.

    • Ana Augusta disse:

      Fico muito feliz em saber que você gostou, Maria Cristina!

      Estarei entrando em contato amanhã por e-mail para explicar os detalhes da divulgação.

      Quer outra indicação? Inscreva-se na Jornada de Hotelaria Hospitalar para conhecer melhor sobre a área, fazer contatos e conhecer profissionais de diversos hospitais.

      Abraços.

  7. ROSELI SAMPAIO disse:

    Prezada Sra Ana Augusta,
    Estou encantada com o seu blog, estou trabalhando em um hospital onde sou coordenadora da hotelaria aqui em Cuiabá, onde a hotelaria foi emplantanda alguns anos, eu sou formada em administrãção hospitalar onde é visto muito pouco sobre a parte de hotelaria, e em seu blog eu pude tirar as minhas duvidas e ter um melher entendimento dessa area, obrigada pela rica informações.

    • Ana Augusta disse:

      Boa noite, Roseli!

      Fico muito feliz com a sua visita e comentário!

      Saiba que o espaço está aberto para dividir suas experiências também! Sinta-se em casa, esse blog é de todos nós!

      Um grande abraço!

      Ana

Deixe um comentário

captcha service