rm>

O que é Hotelaria Hospitalar?

“Hotelaria Hospitalar?!” Caso você esteja neste momento torcendo o nariz e tentando entender a relação entre essas duas palavras, saiba que não é a primeira pessoa.

Realmente é complicado conseguir associar Hotelaria, que traz a idéia de luxo, prazer e diversão com Hospital, que lembra ambientes frios, medo e dor.

Mas o objetivo de proporcionar uma estada agradável, na qual o cliente sinta-se tão bem quanto, ou até melhor do que em sua própria casa, somado a uma equipe pronta e ávida por servir, treinada e especialista em encantar e surpreender deixou de ser a visão apenas de grandes empreendedores de redes de hotéis de excelência. A competitividade entre as instituições de saúde foi necessária para que médicos e gestores despertassem para olhar seus pacientes como clientes e parassem de tratar das doenças e começassem a cuidar de pessoas.

A regra que rege qualquer empresa de prestação de serviços é entender que o que o cliente quer é o que precisa. Pessoas que procuram um hospital já estão fragilizadas e buscam nada mais do que respeito, atenção, serem ouvidas e bem tratadas.

Para isso, a mudança na estrutura física e arquitetônica nos leva à ambientes acolhedores, com cores e pisos diferentes, peças de artes, quadros, maior aproveitamento da iluminação natural e detalhes suficientes para quebrar qualquer tipo de trauma e associação negativa com relação a internações, doenças e morte. O cheiro é novo e agradável; a dieta sem graça recomendada pelas nutricionistas é traduzida em pratos cuidadosa e criativamente elaborados por chefes de cozinha. A limpeza é impecável, bem como a arrumação das camas. Isso sem esquecer a segurança, rapidez e eficiência do serviço de estacionamento, manutenção e engenharia. Toda a equipe é pronta em prestar um atendimento hospitaleiro e humanizado.

Esses detalhes são muito mais perceptíveis aos pacientes, familiares e acompanhantes do que a tecnologia de ponta que a instituição disponibiliza para exames e tratamentos ou qual foi o grau de complexidade da cirurgia que acabou de ser submetido.

Atualmente, a hotelaria dentro de hospitais deixou de ser perfumaria, artigo de luxo supérfluo, acessível apenas para instituições privadas, para ser a grande tendência e necessidade fundamental para sobrevivência de todas as instituições de saúde, que reconhecem que precisam conquistar e fidelizar clientes.

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”,  a ser disponibilizado em breve.

Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.

 

Compartilhe

6 Comentários

  1. maria disse:

    boa tarde, no serviço de hotelaria hospitalar , quem faz os leitos do cliente? a enfermagem ou os profissionais da rouparia ? e os leitos de isolamento de contato ? desde ja agradeço

    • Ana Augusta disse:

      Olá Maria!

      A decisão do responsável por fazer os leitos fica à critério da gestão. Mas as vantagens de ter um profissional designado para arrumar as camas, trocar as toalhas e ser responsável pelo abastecimento de enxoval nos setores (como um “camareiro”, por exemplo) são inúmeras e melhoram desde o controle de evasão; inibição do uso inadequado ou indiscriminado das peças; controle de distribuição e até impactam no aumento da disponibilidade dos profissionais da enfermagem para terem o foco maior na assistência. Quanto aos leitos com precaução por contato, seguem os mesmos cuidados tomados pela equipe de higiene quando precisa entrar no apartamento para a limpeza concorrente (ainda com a presença do paciente), ou seja: o profissional da hotelaria pode entrar, desde que esteja devidamente paramentado com os EPIs adequados e orientado com relação aos cuidados necessários.

      Agradeço seu comentário e coloco-me à disposição caso tenha outras dúvidas.
      Estou preparando um post para falar sobre lavanderia e rouparia, mantenha-se conectada!

  2. Vejo muito em hospitais que já tem hotelaria hospitalar cargos mais voltados para a área de governança.Quais outros cargos existentes em hospitais para a área de hotelaria hospitalar?

  3. RODRIGO MENDES disse:

    Primeiramente gostaria de expressar o enorme orgulho que tenho em fazer parte desta profissão tão admirável que é ser hoteleiro e parabenizar o blog pelas postagens importantíssimas que são dispostas aqui. E como ter visão macro do serviço é fundamental, acredito que poderíamos dividir inúmeras experiências para unificarmos ainda mais os processos de gestão em nossa área, e ajudarmos a colocar a hotelaria hospitalar em melhorias contínuas sempre, pois na internet os artigos sobre novidades em nossa área são ultrapassados, será que alguém poderia indicar matérias sobre casos de sucessos que fazem referência sobre o nosso trabalho.
    Obrigado a todos e uma boa semana.

    • Ana Augusta disse:

      Olá Rodrigo!

      Muito obrigada pela visita e principalmente pela enorme contribuição com seu comentário.

      Proporcionar essa troca de experiências é um dos principais objetivos do site. Para isso, estamos convidando as pessoas que têm cases de sucesso para dividir conosco sua experiência, além das pessoas que estamos em contato para entrevistas abordando esse assunto.

      Confira aqui: http://hotelariahospitalar.com/blog/?p=2373

      Para incentivar o envio, estaremos lançando uma promoção ainda esse mês.

      Nós procuramos sempre lembrar aos leitores que esse é um espaço aberto para todos que tenham uma experiência para compartilhar. Agora estaremos investindo com mais força nisso.

      Mantenha-se conectado e tendo mais contribuições, estamos à disposição!

      Excelente semana também!

Deixe um comentário

captcha service