Hotelaria Hospitalar em Portugal e na Carreira de Alexandre Duarte

PORTUGAL-FOTO Hotelaria HospitalarOlá! Sejam bem-vindos ao blog Hotelaria Hospitalar!

Começo por agradecer à Ana Augusta Blumer Salotti o amável convite que me dirigiu para escrever no seu blog a partir de PORTUGAL. É sem dúvida alguma um desafio aliciante e acima de tudo, uma excelente oportunidade para intercâmbio de ideias, projetos e experiências, sejam elas pessoais ou profissionais, e ambos estamos certos de que esta parceria será benéfica para os dois lados do Atlântico.

A maioria de vocês, seguidores deste blog, não me conhece, pelo menos pessoalmente, mas quem sabe se estará para breve uma ida a São Paulo ou ao Rio de Janeiro e aí poderemos tomar um chopinho e desopilar o fígado!

O meu nome é Alexandre Manuel de Oliveira Duarte, sou português e vivo em LISBOA.

A minha experiência profissional na área da Saúde começou em meados dos anos 90, no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, também conhecido como Hospital Amadora-Sintra, a primeira experiência portuguesa de gestão privada de um hospital público.

Foi uma experiência muito enriquecedora, na medida em foi aí que tomei contato pela primeira vez com a realidade Hoteleira Hospitalar. Tinha acabado o meu bacharel em Gestão Hoteleira e fui convidado pelo então Administrador-Delegado, para “um projeto novo, inovador no Sistema de Saúde Português e que se pretendia muito dinâmico”.

Estávamos então a falar de uma mudança de paradigma: pela primeira vez, introduzia-se no organograma duma unidade de saúde, o Serviço de Gestão Hoteleira, enquanto Direção de Serviços, e pretendia-se apostar claramente na Hotelaria como elemento diferenciador num serviço público de saúde, donde se começaram a usar expressões do tipo, amenidades, atenção ao “cliente” e não tanto ao utente, indicadores hoteleiros, avaliação de desempenho em função dos resultados obtidos, gestão da qualidade, etc.

Foi uma clara aposta na profissionalização desta área, pois até então, muitos destes serviços eram geridos por pessoal sem formação académica e designadamente sem formação específica na área hoteleira. Foi um ponto de viragem na história da hotelaria portuguesa.

A esse propósito, é de referir que a nível académico, em Portugal, existiam muito poucos cursos vocacionados para esta área, sendo certo que a esmagadora maioria das saídas profissionais, apontava para o exercício de funções de Direção, ainda que intermédia, basicamente em Hotéis, ficando o mercado da Saúde fora dessas opções, até porque até aí esta área não era encarada como uma oportunidade.

Continuaremos contando mais sobre a História da Hotelaria Hospitalar em Portugal na próxima semana!

Saudações cordiais de LISBOA e até breve!

ADAlexandre Manuel de Oliveira Duarte

Licenciado em Organização e Gestão Turística, Pós-graduado em Administração Hospitalar.

Sócio fundador da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar (APHH), Diretor da revista “Hotelaria & Saúde” e membro do Grupo Técnico do Plano Nacional de Saúde Português (PNS) 2012-2016, em representação da Direção-Geral da Saúde.

Atualmente trabalha na Direção-Geral da Saúde, no Departamento da Qualidade, como auditor sénior do Programa Nacional de Acreditação em Saúde (PNAS) do Ministério da Saúde Português, baseado no modelo de acreditação de unidades de saúde da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), sendo igualmente gestor nacional desse programa.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

Comentários

  1. Bom dia Sr. Alexandre Duarte,
    Sou Brasileiro e trabalho na área de Apoio e Hotelaria Hospitalar no Rio de Janeiro, estou terminando a minha Pós Graduação em Gestão Hospitalar, e gostaria de ampliar minhas qualidades profissionais e tambem minha qualidade de vida.
    Por isso, queria saber como conseguir uma vaga para trabalhar em algum hospital em portugual. Pois é um país que eu admiro muito e teria facilidade do idioma.

    att.

  2. Boa noite, gostaria de saber de onde são as fotos no início da página, indo os lugares.

  3. Boa noite, desejo fazer um curso em Hotelaria Hospitalar e gostaria de saber se você pode me indicar algum curso em algum universidade aí em Portugal, sou brasileira, mestre em enfermagem e tenho grande interesse na área hotelaria hospitalar assim como em conviver mais com a cultura portuguesa. Aguardo retorno.

    1. Olá Bernadete, obrigada pela visita e comentário!

      Nossos cursos são online, você pode acessar de qualquer parte! =D
      Enviaremos para você por email o contato do Alexandre Duarte, espero que ajude!

      No mais, o que precisar e que pudermos ajudar, conte conosco!
      Grande abraço,