Hotelaria Hospitalar como Diferencial Estratégico

Acompanhem o trecho de uma entrevista que concedemos à assessoria de imprensa da Associação Paulista de Medicina, em decorrência da palestra que ministramos na semana de qualidade promovida pela CQH:

Nageh Hotelaria Hospitalar

palestraapm (2)Fonte: Associação Paulista de Medicina

Já no dia 8 de novembro, o Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar Hotelaria Hospitalar teve como abordagem o “Conceito de hotelaria, implantação, diferencial estratégico e gestão de indicadores”, com a palestrante Ana Augusta Blumer Salotti, Especialista em Hotelaria Hospitalar.

O encontro buscou promover uma reflexão sobre a importância da hotelaria dentro do contexto hospitalar, tanto pela perspectiva dos clientes internos (áreas assistenciais) quanto dos clientes externos (pacientes e acompanhantes), com foco nas principais atribuições e habilidades que um gestor de hotelaria deve ter para atuar de forma estratégica.

“Considerando que a área de hotelaria compreende serviços que não correspondem à atividade fim das instituições de saúde de forma direta, a terceirização tem sido uma opção para que empresas especializadas em segmentos específicos possam atuar agregando valor à qualidade e segurança nos processos e na experiência de saúde como um todo”, explica Ana Augusta.

De acordo com a palestrante, para garantir que os serviços entregues estejam dentro dos níveis mínimos de qualidade contratados, é necessário ter uma ferramenta efetiva e eficaz de avaliação de fornecedores e critérios bem definidos para mensuração dos resultados. “A discussão sobre o conceito, os objetivos e como elaborar e aplicar um Acordo de Nível de Serviços (Service Level Agreement) foi parte importante do conteúdo abordado, tendo despertado grande interesse e interatividade dos participantes.”

Para benchmarking, Ana Augusta apresentou a experiência do Sharp Memorial Hospital, de San Diego, que tem em sua cultura o cuidado com foco no paciente. “Com o exemplo deles, mostramos maneiras práticas de como a hotelaria pode fazer a diferença na experiência de hospitalização, utilizando a criatividade e o bom relacionamento com as áreas assistenciais, esclarecendo as diferenças entre hospitalidade e humanização”, completou.

Para a coordenadora do Nageh Hotelaria Hospitalar, Adriana Alves G. Araújo, o encontro conseguiu atingir a expectativa. “Ana Augusta é pioneira nos estudos sobre hotelaria hospitalar. Além disso, a experiência dela agregou muito valor, e ela teve bastante conteúdo para nos informar, pena que o tempo foi curto”, avalia.

O Nageh Hotelaria Hospitalar reiniciou os trabalhos em 2014. Ao todo, 76 profissionais de organizações públicas e privadas fazem parte do núcleo. Em sua maioria, os participantes têm qualificação voltada para gestão em hotelaria ou gerenciamento de leitos, limpeza ou lavanderia.

Os núcleos do CQH, além de agregar conhecimento por meio dos indicadores e estimular as ferramentas de avaliação do programa, visam construir um modelo de excelência em gestão.

Perdeu a palestra?

Você pode ter acesso ao conteúdo transmitido por meio das nossas palestras online, disponíveis no Clube VIP ou para acesso individual em dias e horários previamente estabelecidos.

banner-clube-vip-600x90

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

Comentários

  1. Boa tarde sou Auxilar Administrativo com experiencia em recepção a quase 10 anos,com formação em Gestão em Reursos Humanos , amo trabalhar com atendimento ao cliente tanto interno e como externo .
    Diferenças entre” hospitalidade e humanização”,sempre tive em mente esta diferença .
    Esta área de Hotelaria Hospitalar vai com certeza preencher tudo que acredito que posso alcançar e oferecer ao cliente de maneira satisfatória .

    1. Olá Marineide!

      Agradecemos pela visita e por compartilhar conosco um pouco da sua experiência no seu comentário.

      Com certeza, a hotelaria hospitalar veio para ser muito mais do que facilities. 😉

      Grande abraço, mantenha-se conectada!!!