Experiência SHARP: Humanização, Hotelaria Hospitalar e Foco no Paciente

JWMarriottMap
JW Marriott, ponto de partida da nossa jornada rumo à “Experiência SHARP”.

HotelariaHospitalar_palmdesertresortComeçamos nossa jornada pela “Experiência SHARP” trazendo todos vocês conosco na viagem que fizemos à Conferência Anual do Planetree, em Outubro de 2012.

Era um típico domingo ensolarado no JW Marriott Resort, em Palm Desert.

Descemos para o lobby e já conseguíamos identificar os conferencistas da Conferência Anual do Planetree: todos animados, portando suas eco bags recebidas logo no momento da entrada do evento.

Nem consigo expressar direito o quanto eu estava feliz. Engraçado, um sonho que tive em 2003, durante meu primeiro contato com Planetree, estava acontecendo.

Com nosso café da manhã em mãos, realizamos o check in no evento e recebemos uma mochila personalizada com o nome do hospital que escolhemos visitar: SHARP Memorial Hospital.

Os os guias do nosso tur estavam nos orientando que aquela seria nossa “mochila de exploradores”, muito importante para a viagem.

JWMarriott_toSHARPMemorialHosp
De JW Marriott Resort em Palm Desert até Hospital SHARP Memorial em San Diego. Fonte: Google Maps

Dentro dela, uma pasta de couro com bloco, uma caneta, vários snacks, uma garrafa d’água e um tapa olhos, todos personalizados. Os snacks eram para beliscar durante a viagem de ida ou de volta, que duraria aproximadamente duas horas e vinte cada, de Palm Desert, local do evento, até San Diego, local do Hospital.

Entramos no ônibus ao som dos The Beach Boys, e o motorista super animado ia saldando todas as pessoas que entravam. Entre elas, Franceses, Italianos, Canadenses, Africanos, Neozelandeses e claro, Brasileiros.

Logo, nossa guia, na época Chefe do Departamento de Enfermagem do hospital (atualmente Vice Presidente Senior e CEO do Hospital SHARP Coronado), Susan Stone, pegou o microfone, se apresentou, falou um pouco sobre a história do hospital (algo que vocês podem acompanhar nesse vídeo) e nos lançou quatro perguntas, que deveríamos responder ao longo do tur:

  • Qual é seu maior desafio?
  • O que você espera do tur?
  • Como você está se preparando
  • Para quantas pessoas você vai se apresentar?
  • Com quantas pessoas você deseja compartilhar essas informações?

Em um momento de descontração, passou o microfone para alguns voluntários entre os visitantes, para que pudessem se apresentar. Todos os tipos de profissionais da saúde estavam ali, desde de administradores, donos de hospitais em construção, médicos, enfermeiros e em grande maioria, colaboradores de instituições afiliadas (e certificadas) do modelo.

O som dos Beach Boys já estava desligado quando pudemos ouvir uma música bem tranquila e começamos uma sessão de ioga no ônibus. A instrutora, que também é colaboradora do Hospital SHARP Memorial, realiza esse trabalho com os colaboradores e com os pacientes.

Entre uma inspiração e um alongamento, podíamos apreciar a vista das montanhas e geradores de energia eólica pelas janelas do ônibus.

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.

Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.