Como foi o 4º Evento Hotelaria Hospitalar, Humanização e Qualidade

TODOSevento4
Nutricionista Carla Mendes, Prof Roberto Farias, Dra Márcia Albuquerque, Ana Augusta B. Salotti e Esp. Denise Nitzke
Grupo de Hotelaria Hospitalar da Santa Casa de Presidente Prudente SP, marcando presença online no evento
Grupo de Hotelaria Hospitalar da Santa Casa de Presidente Prudente SP, marcando presença online no evento

A participação intensa dos convidados foi um dos pontos marcantes do 4º Evento Hotelaria Hospitalar, Humanização e Qualidade, tendo transformado o auditório do Hospital Moriah praticamente em uma mesa redonda, com perguntas e comentários tendo relatos variados de representantes de diversos hospitais que estavam como espectadores na plateia.

Contamos também com a interação sempre presente do público online, tendo recebido perguntas do grupo do Hospital Adventista de Manaus, Unimed Poços de Caldas e Hospital das Clínicas de Maceió.

Ao lado, a foto do grupo da Santa Casa de Presidente Prudente, totalmente engajado no evento pela transmissão online em tempo real, publicada em nossa página do Facebook.

EVENTO4 debate
As Nutricionistas Carla de Carvalho Teixeira Mendes de Souza e Vivian Paulatti, durante o debate.

No primeiro momento do evento, tivemos a participação da carismática Carla de Carvalho Teixeira Mendes de Souza abordando “O Papel da Gastronomia para a Promoção da Humanização e Recuperação dos Pacientes”.

Durante sua palestra, a Nutricionista Carla mostrou como a criatividade, preocupação com o paciente e profissionalismo podem proporcionar humanização aos pacientes por meio da alimentação, uma das raras oportunidades de prazer que eles têm no momento de internação. Carla comentou ainda sobre a importância da alimentação para recuperação, incidindo em menor tempo de hospitalização e maiores índices de satisfação como consequência.

Recebemos a Nutricionista Vivian Paulatti de Assis, Gerente de Projetos da Divisão Saúde da GRSA, para responder às perguntas durante o debate.

Além de falar sobre a importância de aliar as técnicas gastronômicas de um Chef de Cozinha ao conhecimento terapêutico do Nutricionista, o debate incluiu desde estratégias para reduzir e evitar evasão de louças, talheres e utensílios do serviço de nutrição até questões importantes para a contratação de pessoas, contando também com a experiência da Isabela Munhoz Nascimento, Gerente de Hotelaria do Hospital Moriah.

Especialista Denise Nitzke
Especialista Denise Nitzke

Na segunda parte do evento foi momento do painel sobre Governança: Humanização e Qualidade na Melhoria dos Processos.

Começamos com a palestra da Especialista em Higienização Hospitalar, Denise Nitzke, que discorreu sobre a importância da higiene nos hospitais e seu papel para acreditação.

Denise, que também é Avaliadora Líder de Certificação por Distinção de Serviços de Higienização Hospitalar pelo IQG, explicou que definir a frequencia da higiene é importante, mas para a acreditação, é preciso conseguir evidenciar por meio de controles, check lists e documentos, que aquela limpeza foi realmente realizada dentro do prazo programado e de acordo com a periodicidade estabelecida, não apenas respeitando as normas estabelecidas pela ANIVISA, mas levando em consideração também o fluxo de pessoas e necessidades específicas do local.

Denise trouxe depoimentos gravados de auxiliares de higiene, que ajudaram a ilustrar o quanto trabalhar com qualidade agrega orgulho aos colaboradores, já que eles ganham em profissionalização, conhecimento e se conscientizam do sentido e importância da sua função. Em um dos relatos, isso fica muito claro quando a colaboradora entrevistada diz, segundo a transcrição do trecho do vídeo apresentado:

“Pra mim é importante porque, porque ajuda na vida do paciente. Quando entrei aqui, eu não sabia bem disso, né, o quanto que era importante a higiene de um leito, do hospital… eu pensava assim, que era negócio de faxina.

Mas hoje eu vejo que é muito importante essa higienização de leito, do hospital. E saber que nós ocupamos um cargo tão importante quanto de um médico, de um doutor no hospital, para salvar a vida dos pacientes.

EVENTO4 DEBATE2 a melhor
Debate Painel Governança: Prof. Roberto, Dra Márcia, Denise Nitzke e Ana Augusta

Em seguida, o professor Roberto Farias falou sobre gestão de enxoval com visão sistêmica, e da importância de cada ferramenta que envolve a gestão, desde os processos, fluxos até o treinamento das pessoas.

O professor tocou em questões importantes e polêmicas de maneira descontraída, apresentando um fluxograma no final sobre como maus gestores costumam “resolvem” os problemas.

Durante o debate desse painel, a dra. Márcia Albuquerque esclareceu de maneira incisiva sobre o erro de pensar que terceirizando os serviços de governança a instituição estará “lavando as mãos” de qualquer inconsistência ou erro nesses serviços.

A responsabilidade é de todos, inclusive a importância da terceirização estabelecer uma relação de parceria entre o contratante e contratado (conforme citado por todos os palestrantes) foi reforçada pelo Coordenador de Hotelaria do Hospital Moriah, Marcel Nuvolari, que comentou durante o debate que não é pelo valor que se decide um prestador de serviços, e sim pela qualidade:

Marcel Nuvolari, Coordenador de Hotelaria Hospital Moriah
Marcel Nuvolari, Coordenador de Hotelaria Hospital Moriah

“Na terceirização, na minha visão, não existe um perde-ganha: ou é um ganha-ganha ou todos perdem. Se você for só pelo preço, você vai estar perdendo e com certeza seu fornecedor não vai entregar um produto final satisfatório.” 

Ele ainda completou, reforçando que a visão do hospital são os serviços que dão, já que um auxiliar de limpeza por exemplo, entra no apartamento com mais frequência do que o médico. Por esse motivo a importância da parceria na terceirização, trazendo os colaboradores para perto, os envolvendo, fazendo com que eles sintam-se parte da instituição, pois representam parte importante dos resultados percebidos pelos clientes.

Para fechar o evento com chave de ouro, tivemos uma sessão de autógrafos com a Profª Dra. Teresinha Covas Lisboa. Atendendo à pedidos, faremos uma nova sessão de autógrafos com a dra no próximo evento, dia 10 de Setembro.

No próximo evento teremos um case do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentado pelo Diretor Clínico, Dr. Marcelo Sampaio. Também teremos uma palestra sobre como implantar um modelo de qualidade com a Profª Solange Aliandro, gerente do Núcleo de Segurança do Paciente do IAMSPE.

Garanta já sua vaga, período de inscrições até o dia 08 de Setembro, ou enquanto ainda houverem lugares.

Clique aqui e inscreva-se. 

Acompanhe mais fotos do evento em nossa página do Facebook.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.