Case Vivalle: Nutrição Além da Clínica

Esse é o Case que será apresentado no II Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata Mineira, vencedor da nossa pesquisa: “Queremos Sua Receita de Sucesso!”

Acompanhe o resumo e um pouco mais sobre a autora do mesmo, Nutricionista e Gestora de SND. 

Case Vivalle:  Gastronomia Hospitalar e Nutrição

DESEMPENHO ALÉM DA PRÁTICA CLINICA

Sou supervisora de Nutrição e Hotelaria do Hospital Vivalle em São José dos Campos, desde maio de 2015. Assumi uma equipe de 5 nutricionistas no início com resultados que podiam ser melhores  tanto na organização de tempo, aquisição de equipamentos, quanto em metodologias mais avançadas. Nesta equipe, com profissionais altamente qualificados, porém sem motivação para alcançar o próximo nível, iniciamos um trabalho de melhoria contínua e adequação da visão da equipe com  visão, missão e valores do Hospital  juntamente com a Gerencia de Operações, que é a minha gestão imediata.

O ano de 2015 foi o inicio dessa adequação com a compra de equipamentos (calorimetria, balanças, bioimpedância), revisão de protocolos e adequação do quadro de nutricionistas com a mudança de escala: de 12×36 para 5×2. Assim conseguimos no primeiro momento antes da expansão do hospital, adequar a carga horária ao numero de leitos x nutricionistas e redistribuição das tarefas e adequação número de nutricionista/leito.

Neste período tivemos a expansão do Hospital com aumento de leitos e aumento da equipe de 5 para 7 nutricionistas.

Nosso hospital tem certificação QMENTUM e selo de excelência de cirurgia bariátrica (adquiridos no período de 2015 e 2016) e ainda em  outubro de 2016 veio mais um grande desafio: a implantação do serviço de nutrição, com a mudança da empresa que servia alimentação há mais ou menos 7 anos para uma nova empresa, que teria que se adequar à todos as particularidades do Vivalle. Neste momento conseguimos reforçar a união da equipe, pois tínhamos o desafio de manter a gastronomia hospitalar, melhorar a assistência ao paciente , criar vínculos com a nova empresa  e ainda manter nossos indicadores de qualidade assistencial nos mais elevados padrões.

Em 2017 iniciamos um treinamento de líder coaching com duas nutricionistas da equipe que são nossos pontos focais, pela experiência clinica e qualidade técnica. Esse treinamento possibilitou uma cascata de motivação, tornando os nutricionistas do Vivalle os responsáveis por encantar o coração do Paciente.

Aqui, além da clinica, temos uma equipe altamente qualificada, motivada, focada em resultados, com foco no paciente e com o apoio da Gerência e Diretoria para desenvolver o seu melhor. Nossa missão é prestar atendimento nutricional de alta performance, com qualidade e motivação, respeitando a ética e o indivíduo em seu contexto social e ser referência no atendimento nutricional entre os serviços de saúde da Região, com competência, credibilidade, desenvolvimento, humanização, integridade, respeito e trabalho em equipe.

Essa sou eu, Natalia Trois Gomes Monteiro de Carvalho, 36 anos, formada em nutrição no ano de 2002 pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Comportamento Alimentar, pós-graduada em Nutrição Clinica e em Oncologia Pediátrica, coach pela Professional Nutrition Coaching. Atualmente sou supervisora de Nutrição e Hotelaria do Hospital Vivalle Rede Dor são Luiz.

Confira o perfil da Natália no LinkedIn.

E aí, curtiu? Então clique AQUI para confirmar sua inscrição no II Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata Mineira e assista pessoalmente à esse case em detalhes!

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.