Atribuições Gestor de Hotelaria Hospitalar

Nesse vídeo resposta, comentamos uma das questões recebidas em uma entrevista concedida à Revista HOSP.

Estaremos publicando o link para matéria completa assim que estiver disponível, enquanto isso, gostaríamos de discutir e fazer algumas reflexões referentes às atribuições do Gestor de Hotelaria Hospitalar.

Acompanhe e compartilhe sua experiência pessoal conosco nos comentários. 😉

Segue exatamente esse trecho da entrevista:

Revista HOSP: Quais as atribuições cabem a esse profissional?

Ana Augusta: Eu resumiria suas atribuições em: prover todo suporte necessário (dentro das áreas de sua responsabilidade) para que a equipe clínica possa desempenhar seu papel com atenção totalmente voltada ao paciente.

O que está envolvido nesse contexto?

O profissional de hotelaria hospitalar deve estar em constante análise crítica dos seus processos de trabalho, identificando oportunidades de melhoria por meio da avaliação dos indicadores e das expectativas e exigências dos seus clientes internos, externos e órgãos de regulamentação das atividades de saúde, como a ANVISA por exemplo e até instituições Certificadoras.

Tendo identificado essas oportunidades de melhoria, ele é responsável por estabelecer, definir e padronizar novas rotinas de trabalho e implantar essas novas rotinas por meio de treinamentos (que ele mesmo pode elaborar e aplicar) e ainda, garantir que o que foi definido, treinado foi efetivamente implantado, ou seja: ocorre na prática. Esse trabalho é realizado por meio de avaliação e feedback frequentes.

Por ser um profissional da liderança, ele participa das decisões relacionadas à área em conjunto com as áreas interdependentes e estabelece uma relação direta de acompanhamento e avaliação da sua equipe, bem como das empresas contratadas que estiverem sob sua responsabilidade, analisando contratos, definindo padrões mínimos para os serviços prestados e realizando auditorias internas.

Além das competências administrativas e habilidades em utilizar os recursos disponíveis com inteligência sendo um bom gestor financeiro, ele deve ser um excelente negociador: um negociar sabe estabelecer relações e acordos onde todos ganham. O gestor de hotelaria trabalha essencialmente, firmando contratos com seus clientes e prestadores, quer sejam contratos formais ou informais.

Olhando por essa perspectiva, o profissional da hotelaria deve ter bastante equilíbrio e flexibilidade para manter um bom relacionamento com todos (desde a sua equipe, as áreas internas, órgãos externos, prestadores de serviços, chefias diretas, lideranças…) sem deixar de atender suas necessidades e exigências, mas também sendo realista: não assumindo mais responsabilidades do que tem condições de atender; não sobrecarregando sua equipe; não perdendo o foco das prioridades da área e por outro lado, sem ser extremamente rígido, irredutível, que não sabe quando abrir concessões e olha somente os seus interesses.

O sucesso na gestão de hotelaria hospitalar está exatamente nessas relações de parceria. Assim como as áreas assistenciais dependem da hotelaria para prestar um serviço assistencial de excelência, a hotelaria depende da colaboração das áreas assistenciais para a gestão eficaz dos seus recursos, serviços e insumos.   

Gostou desse texto?

Acompanhe as palestras online relacionadas aqui.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.

Comentários

  1. Boa noite,
    Encontrei o seu blog em uma pesquisa na internet para um trabalho da faculdade. Estou cursando a matéria Hotelaria e Estrutura Hospitalar do curso de Gestão Hospitalar e gostei muito do material aqui fornecido.
    Queria lhe parabenizar pelo trabalho e dizer que seria uma honra poder conversar com você depois. Tenho muitas idéias para implantar em minha cidade e tenho certeza que sua experiência seria muito útil.
    Abraço.

    1. Olá Caio, bom dia!

      Fico feliz que tenha nos encontrado e que o conteúdo esteja sendo útil!

      Qual é a sua cidade? Estaremos no evento “Alunos no Comando” do SENAC Águas de São Pedro no dia 21 de Outubro, ou em outros eventos em Novembro.

      De qualquer forma, nosso email fica à disposição: contato@hotelariahospitalar.com

      Abraço.

  2. Boa tarde Ana!Acompanho seu blog e gostaria de te dar uma sugestão,Aqui na nossa região Bauru,Agudos,Lençois,Pederneiras e outras tantas cidades,que possuem hospitais de baixa complexidade.Fui ate o escritorio de Bauru e sugeri que houvesse uma parceria ,com a sua Empresa.
    Ficaram interessados e mais nós,pois precisamos urgentes dessas ferramentas.
    Se houver interesse,tenho canal aberto com gerencia do Sebrae de Bauru e poderemos marcar um encontro. Fico no aguardo ,abraços att Laura
    .

    1. Laura, bom dia!

      Acredito que tenhamos respondido sua solicitação também por email, de qualquer forma gostaria de retomar essa conversa. Estamos sim interessados, precisamos definir e acordar os detalhes.

      Grande abraço.