Atividade Curso Gerenciamento de Leitos

hotelariah humanização e qualidade
Apesar de ser uma publicação dedicada aos alunos do nosso Curso Online “Gerenciamento de Leitos”, acreditamos que seja válida para todos os nossos leitores. Aproveitem! 😉

Gerenciamento de leitos aumenta o fluxo hospitalar e melhora a satisfação dos clientes

Hospital Santa Isabel aumenta em 20% o número de internações graças à implantação do Gerenciamento de Leitos.

Fonte: Portal Hospitais Brasil

Fonte da Foto: Site Hospitais Brasil
Fonte da Foto: Site Hospitais Brasil

O Hospital Santa Isabel conseguiu aumentar em 20% o número de internações, nos três primeiros meses de 2012, graças à implantação do Gerenciamento de Leitos. No mesmo período, a taxa de ocupação subiu 7% e o índice de transferência externa caiu 80%.

Durante a 9º Jornada Científica promovida pelo Hospital Santa Isabel, no dia 19 de abril, a enfermeira de Gerenciamento de Leitos, Kely Gonçalves, ressaltou a importância desse trabalho. “Já conseguimos melhorar a satisfação dos clientes e médicos, ampliamos a eficiência da utilização dos leitos, aumentamos as cirurgias eletivas, minimizamos as transferências externas para os concorrentes, aumentamos o giro do leito, a taxa de ocupação e, consequentemente, a rentabilidade do hospital”.

Para Kely, o ideal é que um enfermeiro gerencie os leitos. “Antigamente isso ficava a cargo dos auxiliares administrativos da internação. Mas é o enfermeiro que tem o conhecimento técnico cientifico para saber sobre a criticidade, comorbidades e patologias dos pacientes, e assim priorizar as internações e saber onde ele receberá o atendimento adequado e necessário no hospital”.

Segundo ela, os pontos fundamentais do trabalho são as orientações e planejamento de alta, que só são possíveis quando há uma interação entre a equipe multiprofissional, principalmente médicos e enfermeiros. “Nos últimos meses, o tempo médio de internação do Hospital Santa Isabel caiu de 10 para 4,4 dias. Sem dúvida, estamos conseguindo alinhar a comunicação entre o corpo clínico, pacientes, familiares e enfermeiros”, comemora Kely Gonçalves.

A Jornada Científica do Hospital Santa Isabel acontece uma vez por mês, com o objetivo de manter os profissionais atualizados sobre os mais diversos temas da medicina e como os mesmos são desenvolvidos no hospital.

Leia também a matéria da Folha de São Paulo, recortada abaixo:

(clique na imagem para ampliar)

 

FSP 04.05.12

Slide1Conheça a Docente:

A Enfermeira Kely Gonçalves é Pós Graduada em administração Hospitalar (Faculdade São Camilo-2011), graduada em Enfermagem (Faculdade Santa Marcelina-2004) e Yellow Belts – Metodologia Lean. atua em Gestão dos leitos desde 2009, atualmente é Chefe do Setor de Internação e Atendimento do PS, chefe do setor de controle de pacientes crônicos e chefe do Gerenciamento de Leitos Hospital Santa Isabel.

Consultora em Projetos de implantação do Setor de Gestão dos Leitos (fluxo interno de pacientes), docente na Faculdade de Medicina do ABC no curso MBA em Gestão Administração Hospitalar e Sistema Saúde, Kely já palestrou em diversos eventos como no Congresso Brasileiro de Hotelaria Hospitalar em 2015 e 2013 e no IV Simpósio de Hotelaria Hospitalar em Blumenau.

Kely também é autora o capítulo “Gerenciamento de Leitos e a Atuação da Enfermagem” do Livro “Gestão em Serviços de Saúde” 2015.

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.