A Receita do Einstein em Gerenciamento de Leitos e Hotelaria Hospitalar

Publicada na Revista Época Negócios, a matéria com o Título “A Receita do Einstein” descreve os diferenciais que fazem do Einstein um hospital referência no Brasil e de padrão internacional.

Para Henrique Neves, CEO do Hospital, o sucesso da gestão está em três pontos: padronização, onde começa a excelência, segundo o entrevistado. A instituição possui mais de 10 selos de qualidade (veja aqui) grande parte desses, de organizações internacionais. São essas metodologias de qualidade que formam a base da padronização dos processos. Os outros pontos são treinamento e vigilância, formando o que o CEO intitula de círculo virtuoso.

Dentro desse contexto, outra questão que faz o Hospital se destacar é seu pioneirismo em inovações em tecnologia. A reportagem relata que uma sala cirúrgica de última geração no Einstein custa US$ 10 milhões. As inovações tecnológicas voltadas para a gestão e que impactam diretamente na melhoria dos processos e otimização de recursos, também são parte fundamental do investimento do mesmo e consequente sucesso nos resultados.

einsteindadosUm dos exemplos é a otimização da capacidade produtiva do hospital por meio da redução do tempo de permanência dos pacientes e da gestão inteligente dos processos que envolvem a liberação e ocupação dos leitos.

“Essa redução liberou 62 leitos do Hospital em um ano, equivalente à 10% do total.”

  • Ganho no Intervalo de alta médica e real, quando o paciente de fato deixa o quarto, que caiu de 75 minutos para 41 minutos: para este ganho foi decisivo a automatização implementada a partir do exato momento no qual o mensageiro usa nosso sistema e automaticamente coloca o quarto apenas neste momento na fila de limpeza.
  • Ganho no tempo de higienização dos leitos caiu de 1 hora e 22 minutos com Dois profissionais, para 1 hora e 5 minutos com apenas um profissional.

Esses ganhos estão diretamente ligado o uso do Sinapsys Health Care System que mudou a operação de Gerenciamento de leitos do Hospital possibilitando as Otimizações citadas na matéria.

Para atingir esses resultados, a solução proporciona ao Hospital diversos benefícios operacionais que contribuem para:

  • Controle sobre limpeza terminal,
  • Controle sobre a limpeza concorrente,
  • Eliminação de planilhas paralelas de controle,
  • Padronização da fila de arrumação e melhor visualização,
  • Redução do tempo de liberação dos lugares e sub-etapas, sub-tempos e tarefas,
  • Aumento da produtividade das equipes e otimização de recursos,
  • Visão global do processo de limpeza,
  • Usabilidade: telefone como terminal
  • Visualização centralizada e on line via web
  • Geração de indicadores e históricos
  • Integração com Sistemas de Gestão Hospitalar (SGH)

A visão de longo prazo e pioneirismo da instituição é o que permite não apenas que ela se destaque pela excelência, mas também que ela possa impor seu preço.

Humanização e Hospitalidade

Com todo esse foco em resultados, padronização, gestão dos processos e investimento em tecnologias, pode parecer que a humanização, hospitalidade e cuidado com foco no paciente estão em terceiro ou quarto plano, certo? Errado. Pioneira também em hotelaria hospitalar, a instituição foi a primeira no Brasil a ser certificada (designada) pelo Planetree, modelo de qualidade Norte Americano com foco em humanização.

Esse modelo vem sendo muito discutido em nosso site, palestras e em todos os nossos canais, por cientificamente comprovar que a importância da hotelaria vai muito além de um serviço diferencial ou um simples luxo superficial. As áreas de apoio, incluindo hospitalidade com ações voltadas às necessidades não assistenciais dos pacientes e acompanhantes é uma das citadas nessa entrevista, com o Dr. Cláudio Lottemberg, Presidente do Hospital.

De acordo com o Doutor, “A queixa do paciente é sempre primordial. Se aquilo é importante para ele, nós temos que encontrar uma forma de atendê-lo.” Acompanhem esse trecho de entrevista e entendam mais sobre a visão do Dr. Lottemberg sobre humanização e hotelaria hospitalar.


Fonte da matéria: Revista Época Negócios, Inspiração para Inovar

Be Sociable, Share!

About Ana Augusta

Empreendedora, Empresária, Palestrante. Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos. Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP, pós graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Inglês fluente. Alemão Intermediário.